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Depois de ter surpreendido no Salão de Frankfurt com a estreia mundial do primeiro concept de quatro lugares totalmente elétrico da sua história, o Mission E, a Porsche anunciou que este passou à produção após 700 milhões de euros e 1.000 postos de trabalho. E que este será uma realidade “até ao final da década”.
A Porsche já confirmou: o Mission E – o seu concept 100% elétrico com 600 cv de potência, revelado em setembro, em Frankfurt – vai mesmo avançar para a produção. A marca não garante datas específicas, mas afirma que o carro estará no mercado “no final da década”.
O investimento da Porche deverá rondar os 700 milhões de euros e criar cerca de um milhar de postos de trabalho, já que os planos incluem a produção dos motores elétricos pela própria marca, em concreto nas instalações de Zuffenhausen.
Com um motor elétrico em cada um dois eixos, uma performance a apontar para os 3,5 segundos dos zero aos cem Km/h, autonomia para 500 quilómetros e cerca de 80% da capacidade das baterias com apenas 15 minutos de carga, o Mission E deverá – tudo indica – estabelecer novas referências na indústria automóvel.
Para Oliver Blume, presidente do conselho executivo da marca, estamos, aliás, a falar de muito mais do que apenas novas referências: “O Porsche Mission E será o início de um novo capítulo da história dos automóveis desportivos.”
Dois motores magnéticos permanentemente síncronos (PMSM) idênticos aos utilizados no 919 Hybrid que venceu em Le Mans produzem conjuntamente mais de 600 cv e “catapultam” o Mission E até aos 100 Km/h em apenas 3,5 segundos. Zero aos duzentos: menos de 12 segundos.
Mas a potência não é tudo aqui. Bastam, por exemplo, 15 minutos de carga para obter 80% da energia elétrica que permite estes números e garante uma autonomia para 400 quilómetros. Com uma carga completa, o Mission E tem uma autonomia estimada em 500 quilómetros. Tudo isto é possível, segundo a marca, pela utilização de um sistema de 800 volt, que duplica a voltagem habitual nos veículos elétricos convencionais.
A ajudar à performance está o sistema de tração integral com Porsche Vectoring, que distribui automaticamente o binário por cada uma das quatro rodas direcionais – estas para “maior precisão e comportamento desportivo”, diz a Porsche.
Com apenas 1,30 m de atura, um design “emocional” com todo o DNA Porsche, uma aerodinâmica ativa e um centro de gravidade muito baixo para uma dinâmica de condução desportiva, o Mission E tem uma carroçaria em fibra de carbono e polímero reforçado, com faróis LED de quatro pontos de luz à frente
No perfil, destaque para as jantes de design inovador de 21” e 22”, para a ausência do pilar B e a abertura das portas traseiras no sentido oposto (para trás), para melhor acesso ao habitáculo. Espelhos retrovisores não há; apenas duas câmaras disfarçadas em cada uma das laterais do veículo. Atrás, sobressai a faixa de luz continua e o logotipo Porsche tridimensional.
No interior, muito espaço, design minimalista, bancos desportivos nos quatro lugares individuais e comandos intuitivos controlados de forma gestual e visual. Sensores de observação visual detetam para onde o condutor está a olhar e pré-ativam os menus de cada comando, e um visor holográfico “empilha” as aplicações selecionáveis pelo condutor; este pode então “agarrar” para selecionar” ou “puxar” para controlar. Muito à frente…
É possível também configurar todos os parâmetros do carro a partir de um tablet com a app Porsche Car Connect e existe até uma “chave digital” para abrir o veículo.
Futurista e inovador, o Mission E é um “tributo ao amanhã”, sublinha a marca.
Vê a seguir as imagens, e depois um vídeo da sua apresentação no Salão de Frankfurt:
Fonte: topgear.com.pt
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