Skip to content
Por ser um produto natural, a cerveja pode ajudar-nos a melhorar muitos aspectos da nossa saúde, desde que não excedamos o seu consumo para mais de dois copos diários.
A cerveja é uma bebida tradicional que se consome em centenas de países por todo o mundo. As suas características e efeito refrescante fazem com que muitas pessoas prefiram bebê-la nos dias quentes, nos momentos de lazer com os amigos ou após um dia de trabalho.
Como ocorre com outras bebidas alcoólicas, bebê-la em excesso pode desencadear uma série de reações negativas para a saúde.
No entanto, devido ás suas propriedades nutricionais, está provado que ingeri-la de maneira moderada traz vários benefícios para o organismo.
Muitas pessoas não sabem, mas esta bebida possui apenas 45 calorias por cada 100 ml e é uma fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes.
Fica a conhecer os 9 principais benefícios para que não hesite em consumi-la uma ou outra vez durante a semana.
1. A cerveja fortalece os ossos
Além do cálcio, o silício é um dos minerais essenciais para manter uma boa saúde óssea.
A cerveja contém grandes quantidades desse mineral, o que favorece o aumento da densidade dos ossos nas pessoas adultas.
No entanto, ingerir mais de dois copos por dia está associado a um aumento no risco de fraturas.
2. Rins mais saudáveis
Uma das razões pelas quais sentimos vontade de urinar depois de beber cerveja é porque ela tem um grande efeito diurético.
Por ser composta de cerca de 90% de água, ter muito pouco sódio e muito potássio, o seu consumo combate a retenção de líquidos.
Além disso, graças a seu teor de lúpulo, ingeri-la moderadamente reduz em até 40% o risco de sofrer de cálculos renais.
3. Previne as doenças neuro-degenerativas
O consumo controlado desta bebida participa da produção de novas células nervosas, melhorando a memória.
O silício que contém atua no processo de eliminação dos metais tóxicos ligados a vária doenças degenerativas.
4. É anti-cancerígena
Um dos polifenóis da cerveja, o xanthohumol, é conhecido por ser um poderoso antioxidante que inibe o crescimento das células cancerígenas.
Este derivado do lúpulo poderia ser usado como remédio preventivo contra o cancro da próstata e de cólon.
Além disso, pela sua composição de nutrientes, também é considerada um complemento do tratamento hormonal nas mulheres.
5. É anti-inflamatória
O lúpulo, um de seus ingredientes principais, tem um efeito anti-inflamatório e anti-bacteriano que reduz o risco de doenças ligadas à idade.
Este composto ativo seria uma grande ajuda no controle da artrite e de outras patologias causadas pelo excesso de inflamação.
6. Melhora a digestão
As fibras e propriedades anti-inflamatórias da cerveja a tornam uma boa aliada da saúde digestiva.
Por se tratar de um líquido fermentado, ajuda a alimentar as bactérias boas da flora intestinal e regula o pH do estômago.
Pode ser utilizada para combater os gases, a inflamação e a dor. Além disso, é um bom remédio para a prisão de ventre, graças às suas fibras.
7. É rica em vitaminas e minerais
Para fabricar esta bebida, são utilizados grãos, como a cevada e o trigo, além de água e levedura. Os grãos possuem uma grande quantidade de nutrientes que sobrevivem e têm uma atuação potencializada com o processo de fermentação e filtragem.
Trata-se de uma fonte natural de: Vitaminas do complexo B (sobretudo o ácido fólico), minerais (silício, potássio, magnésio, cálcio, selénio), e fibras.
8. Controla o colesterol
As pessoas que consomem bebidas alcoólicas de maneira moderada têm bons níveis do colesterol bom (HDL). Este tipo de gordura saudável reduz o excesso de lipídios no sangue, o que evita a obstrução das artérias.
A cerveja também reduz os níveis de fibrinogénio, uma proteína que aumenta a formação de coágulos no sangue. Além disso, graças a seu alto teor de polifenóis, ela controla a pressão arterial alta e protege a saúde do coração.
9. Previne o envelhecimento
Os compostos ativos da cerveja controlam o processo inflamatório do organismo e reduzem as probabilidades de desenvolvermos doenças crónicas.
Por outro lado, destaca-se o seu alto teor de antioxidantes, moléculas capazes de inibir o dano oxidativo causado pelos radicais livres.
Concluindo, ainda que seja uma bebida alcoólica, beber cerveja em pequenas quantidades faz muito bem ao nosso corpo.
Desfrute-a tranquilamente num momento de relaxamento ou agregue-a à sua dieta cerca de duas vezes por semana.
Partilhar:
publicidade
Privacidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site vamos supor que aceita, mas pode optar por sair se desejar.
Aceitar Rejeitar Mais informaçõesPrivacy & Cookies Policy