Skip to content
Boas notícias para os amantes de cerveja: cientistas descobriram sete propriedades saudáveis deste líquido dourado. Já pode levantar o copo com a consciência limpa. Saúde!
1. Pode aumentar a densidade dos ossos
Vários estudos mostraram que a cerveja tem uma porção aumentada de silício. Isso ajuda a conectar o músculo ao tecido ósseo e aumentar a densidade do osso. A cerveja preta em particular, com sua alta concentração de lúpulo, contém silício. Então, o consumo moderado de cerveja preta pode certamente ajudar a prevenir a osteoporose.
2. Pode melhorar os níveis de colesterol
Cientistas descobriram que o consumo de cerveja contribui para o aumento da proporção de colesterol HDL (bom colesterol) no corpo. Duas cervejas por dia podem ter efeitos positivos nos níveis de colesterol.
3. Pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares
De acordo com a Universidade de Harvard, mais de 100 estudos encontraram uma associação entre o consumo moderado de cerveja e a redução do risco de ataque cardíaco em 25% a 40%. Então, se quiser fazer bem para o seu coração, se dê de presente um bom jantar com uma cervejinha gelada de vez em quando.
4. Reduz o risco de diabetes
Em estudos comparativos, foi encontrada uma relação entre o consumo moderado de álcool e um menor risco de se ter diabetes tipo 2. Pesquisadores americanos descobriram que aqueles que bebem de 1 a 4 copos de 300ml de cerveja por dia, têm o risco reduzido de ter a doença.
5. Previne pedras nos rins
Não desejaria pedras nos rins nem para o seu pior inimigo. Felizmente, um estudo descobriu que a probabilidade de se ter este problema cai em até 40% quando bebe uma garrafa de cerveja por dia.
6. Ela pode potencialmente ajudar a combater o cancro
Cientistas alemães descobriram que o xanthohumol contido no lúpulo pode prevenir a produção excessiva de testosterona – um grande fator de risco para o cancro de próstata. Ao mesmo tempo, eles estão a tentar explorar apenas o xanthohumol e introduzi-lo nas pesquisas desta doença.
7. Cerveja protege da demência
Claro, parece estranho a princípio: usar o álcool para combater a demência. Toda a gente que já teve a famosa “apagada” está provavelmente a balançar a cabeça com descrença. Mas o xanthohumol mencionado acima pode realmente ajudar a prevenir o stress oxidativo. Este é um dos fatores que promovem a demência na velhice. Por isso, a cerveja (sempre lembrando: com moderação) pode ajudar a manter o cérebro em forma.
Quem está bem informado já sabe que uma boa cerveja não apenas nos traz felicidade, mas também contribui para a nossa saúde. Então, vamos erguer os nossos copos e comemorar estas descobertas!
Partilhar:
publicidade
Privacidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site vamos supor que aceita, mas pode optar por sair se desejar.
Aceitar Rejeitar Mais informaçõesPrivacy & Cookies Policy