Skip to content
O consumo diário de 500 ml de cerveja no caso dos homens e 250 ml no das mulheres pode ter efeitos positivos para a saúde. E até a Organização Mundial de Saúde admite que há evidência científica no benefício do consumo moderado de bebidas alcoólicas.
Damos-lhe 15 razões para ir beber uma cerveja:
-
Minerais fortalecem os ossos
O silício presente na cerveja favorece a absorção de cálcio e de outros minerais o que fortalece a saúde dos ossos. As cervejas com maior quantidade de cevada maltada e lúpulo são as que possuem mais silício. A garantia é de um estudo da Universidade de Tufts.
Investigadores italianos descobriram que o consumo moderado de cerveja diminui em 42% o risco de doença coronária. Para sua proteção cardiovascular, não beba mais do que uma por dia, com um teor alcoólico à volta dos 5%.
Um estudo espanhol recente indica que o consumo de cerveja favorece a reparação das fibroses em corações que sofreram lesões e potencia a recuperação deste órgão.
Investigadores descobriram que o álcool contido na cerveja pode ajudar a aumentar o colesterol bom (HDL), que está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares.
Segundo um trabalho publicado na revista Circulation pela cardiologista Lina Badimont, os antioxidantes presentes na cerveja ajudam a diminuir as enzimas inflamatórias do sangue.
-
Mais nutritiva que outras bebidas alcoólicas
Entre as bebidas alcoólicas, a cerveja é a que possui mais compostos nutritivos, principalmente vitaminas do complexo B. Minerais como fósforo, selénio, magnésio e algumas fibras solúveis estão também presentes em pequenas quantidades nesta famosa bebida.
-
Ativa o funcionamento dos rins
A alta ingestão de líquidos é a principal responsável pela redução do risco de desenvolvimento de pedra nos rins. Por ser 90% água, a cerveja é diurética e estimula o funcionamento deste órgão.
-
Reforça o sistema imunitário mais robusto
Um estudo dos departamentos de Saúde e Ciência da Universidade de Oregon indica que beber duas cervejas por dia potencia o sistema imune e o combate de infeções. A investigação foi conduzida em animais vacinados contra a varíola.
Uma análise espanhola concluiu que a ressaca da cerveja é a menos dolorosa e a mais rápida.
E a perseverança. Investigadores britânicos asseveram que quanto mais bebidas alcoólicas se consome, mas atrativo o ser humano se sente. Desaconselhamos a ultrapassagem dos limites da moderação.
-
Diminui risco de diabetes tipo 2
Investigadores holandeses que analisaram 38,000 profissionais de saúde masculinos descobriram que o consumo moderado de cerveja diminui, ao longo de quatro anos, a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2.
-
Não tem ingredientes químicos prejudiciais à saúde
Uma garrafa de cerveja é produzida a partir de elementos naturais como água, grãos de cevada maltados e lúpulo. Este último é o grande responsável pelo sabor e aroma da cerveja.
-
A cerveja é menos calórica que o sumo de laranja
São 120 calorias num copo de cerveja contra 180 num copo de sumo de laranja sem açúcar. É importante recordar que, contudo, o sumo de laranja ganha à cerveja em termos nutricionais.
Um estudo publicado no jornal Consciousness and Cognition garante que o consumo de cerveja com moderação torna-nos mais espertos e criativos. Será?
Não existe relação direta na ingestão moderada desta bebida com o aumento da gordura abdominal. Talvez a falta de hábitos saudáveis seja o que realmente influencie o excesso de peso.
Partilha com os teus amigos! Para que todos bebem uma cerveja pela sua saúde!
Fonte: lifestyle.sapo.pt
Partilhar:
publicidade
Privacidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site vamos supor que aceita, mas pode optar por sair se desejar.
Aceitar Rejeitar Mais informaçõesPrivacy & Cookies Policy